PRINCÍPIOS DA GESTÃO EDUCACIONAL


O texto da Constituição Federal  de 1988 apresenta os princípios a serem observados na gestão das escolas. Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:   I  -  igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II  -  liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; III  -  pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; IV  -  gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; V  -  valorização dos profissionais do ensino, garantido, na forma da lei, plano de carreira para o magistério público, com piso salarial profissional e ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, assegurado regime jurídico único para todas as instituições mantidas pela União; VI  -  gestão democrática do ensino público, na forma da lei; VII  -  garantia de padrão de qualidade.  Agora veja o exemplo desta escola: “ A escola era muito fechada. Os pais só chegavam até a janelinha da secretaria. Os alunos tinham sapatos, meias, altura da saia fiscalizados na porta da escola. Se algo estivesse fora das normas, eles voltavam para casa. Era um coronelismo. As regras de funcionamento das escolas eram feitas pelos diretores, que tratavam as escolas como se fossem sua propriedade. Não havia espaço para a participação dos professores, pais e alunos...”(BORGES, SOARES, PEREIRA, 2001) Qual princípio do Art. 206 da Constituição Federal de 1988 o exemplo de gestão escolar apresentado no material do PROCAD – Fase Escola Sagarana - SEE-MG,  contraria?  Assinale opção correta é:

VI  -  gestão democrática do ensino público, na forma da lei;
I  -  igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
V  -  valorização dos profissionais do ensino, garantido, na forma da lei, plano de carreira para o magistério público[...]
II  -  liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber;
IV  -  gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;
Veja como Libâneo (2004)  se refere à cultura organizacional: como algo que se projeta em todas as instâncias da escola: no tipo de reuniões, nas normas disciplinares, na relação dos professores com os alunos na aula, na cantina, nos corredores, na forma de tratamento com os pais, na metodologia da aula, na distribuição da merenda escolar e outras. Segundo esse mesmo autor, o que institui com toda a propriedade, abrangência e complexidade, a cultura organizacional da escola?

Distribuição de merenda escolar
Relação professor – aluno
Projeto Político Pedagógico
Metodologia da aula
Normas disciplinares
Na avaliação institucional avalia-se três amplos níveis, que são: Organização institucional, o corpo docente e as instalações.  Na sequência, analise o quadro que esclarece quem avalia quem: AVALIADO QUEM AVALIA? PROFESSOR alunos, gestão, pais ALUNO professores GESTOR OU GESTORA alunos, professores, pais e funcionários FUNCIONÁRIOS gestor ou gestora, alunos, pais, professores INSTALAÇÕES Alunos, professores, pais, funcionários e gestor ou gestora Pelo quadro, constatamos que:

O gestor avalia professor, aluno, funcionários, instalações.
Os funcionários avaliam o gestor, os professores, as instalações.
Os alunos avaliam alunos, professores, gestor, funcionários.
Os pais avaliam instalações, funcionários, professores e alunos.
Os professores avaliam: alunos, gestor, funcionários, instalações.
Luck (1998) afirma a importância de a gestão educacional adquirir uma nova atitude diante do mundo, adotando-se conceitos e práticas de interação, tendo em vista que as organizações têm vida quando desenvolvem ações em busca da realização de seus objetivos, mediante a participação conjunta da comunidade escolar. Então, compreender um novo paradigma de gestão escolar faz-se necessário para: I-    controlar e supervisionar todas as atividades realizadas no ambiente escolar.          II-   adequar-se aos processos sociais como a multiculturalidade e a diversidade.           III-  possibilitar que os grupos liderem ações e participem de forma consciente.             IV-   mobilizar meios e procedimentos para se atingir os objetivos individuais.  A opção correta é:

I, III, IV
I, II, III
I, II, III, IV
II, III
I, III

Confira os sentidos da palavra unidade:

u·ni·da·de  (latim unitas-atissubstantivo feminino

 

1. O número um.

2. O princípio da numeração.

3. Quantidade tomada para termo de comparação.

4. Número dígito.

5. .Objeto único.

6. Agrupamento de soldadossob o comando de um chefe.

7. O que pode ser considerado individualmente (em oposição a pluralidade).

8. Cada naviona marinha de guerra.

9. Coordenação das partes de uma obra artística ou literária.

10. [Figurado]  Concórdia de vontades. = UNIÃO

11. Uniformidadeconformidadeidentidade( Disponível em: http://www.priberam.pt/DLPO/unidade Acesso em: 05 ago 2016).

Levando em conta os sentidos expressos no item 11 do verbete de dicionário, para formar uma unidade no ambiente de trabalho, dois aspectos são necessários, pois atuam como pilares dessa unidade. 

Dentre os aspectos apresentados, identifique aqueles que formam os pilares da unidade:

I-            a consciência da importância do desenvolvimento permanente da maestria pessoal;

II-           a consciência de que a imposição da sua opinião perante o grupo revela o quão forte é em sua maestria pessoal;

III-          a interação das visões individuais para o comprometimento com as ações que envolvem todos.

IV-          a sobreposição da visão do gestor, uma vez que ele dará as coordenadas para o grupo executar as ações.

Estão corretos os itens apresentados na opção:


II, IV


III, IV


I, III


I, IV


I, II

A escola fundamental reveste-se de uma dupla responsabilidade social, segundo Paro (1999, p. 07):

Por um lado, é uma mediação indispensável para a cidadania, ao prover, de modo sistemático e organizado, a educação que atualiza historicamente as novas gerações; por outro, porque não pode dar conta de todo o saber produzido historicamente, ela precisa fazer isso de modo seletivo, priorizando aquilo que é mais relevante para a formação dos cidadãos. Tudo isso empresta uma extrema seriedade àquilo que a escola se propõe a fazer e àquilo que ela de fato faz.

Analise as alternativas a seguir, e identifique aquela que não comunga dessa dupla responsabilidade social que a escola tem:

I- promover a participação da divisão social do trabalho, reforçando a divisão de classes, pois o melhor emprego será do aluno que tiver mais conhecimentos.

II- proporcionar aos indivíduos os elementos culturais importantes e necessários para conviver em sociedade. 

III- proporcionar um mínimo de educação formal como requisito básico para o exercício da cidadania. 

IV- proporcionar a oportunidade de todo cidadão apropriar-se de um mínimo de conteúdos culturais para não ser prejudicado em  desfrutar de tudo o que tem direito.

V- promover um ensino que atenda às necessidades sociais dos indivíduos, oferecendo-lhes igualdade de acesso a informações e conhecimentos. 

A opção identificada é:


V


II


IV


I


III

Segundo (LUCK, 2000), uma gestão escolar participativa será viabilizada ao assumir procedimentos de gestão capazes de:

I-            estabelecer procedimentos institucionais adequados à igualdade de participação de todos os segmentos da comunidade escolar;

II-          articular interesses coletivos de forma a melhorar o projeto pedagógico, a qualidade do ensino e o clima organizacional;

III-        estabelecer mecanismos de controle público das ações efetuadas.

Está correto:


I, II


II, III


Apenas II


I, II, III


I, III

(...) O projeto de capacitação planejado pela escola deve, então, ir além de aspectos técnicos da prática docente e alcançar o patamar do desenvolvimento pessoal, visando ao perfil profissional almejado. Nesse sentido, a escola torna-se, também para o professor, um centro de aprendizagem. (LARANJA, 2004, p. 243)

PORQUE

Somente a consciência dessa responsabilidade levará um profissional, antes acomodado, a apropriar-se de seu espaço e assumir a responsabilidade de uma gestão de qualidade na sua sala de aula.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.


A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.


A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.


As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.


As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

 

Leia com atenção os verbetes de dicionário:

des·cen·tra·li·za·ção  substantivo feminino

1. Ato ou efeito de descentralizar.

2. Sistema oposto à acumulação dos poderes no governo central. = CENTRALISMO

des·cen·tra·li·zar  verbo transitivo

1. Dar certos poderes às coletividades locais.

(Disponível em: http://www.priberam.pt/DLPO/descentraliza%C3%A7%C3%A3o Acesso em: 04 ago 2016)

Depois de ler os verbetes, identifique entre os itens, a seguir, quais foram e/ou ainda são exemplos de mecanismos de descentralização para a educação em nosso país:

I-           (FUNDEF) Fundo de Manutenção e Desenvolvimento de Ensino Fundamental e Valorização do Magistério

II-          (SAEB) Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica

III-         (FUNDEB) Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação

IV-         (ENEM) Exame Nacional do ensino Médio

A opção correta é:


I e IV


II e III


I e III


I e II


II e IV

Segundo Paro (PARO,2000, p. 06):

[...] a verdadeira democracia caracteriza-se, dentre outras coisas, pela participação ativa dos cidadãos na vida pública, considerados não apenas como “titulares de direito”, mas também como “criadores de novos direitos”, é preciso que a educação se preocupe com dotar-lhes das capacidades culturais exigidas para exercerem essas atribuições, justificando-se, portanto, a necessidade de a escola pública cuidar, de forma planejada e não apenas difusa, de uma autêntica formação do democrata.

É exemplo de forma planejada e não apenas difusa, de uma autêntica formação do democrata, no ambiente escolar, a realização de:


Feira de ciências


Campeonato de esportes


Festival de talentos


Olimpíada de física


Eleição para diretor